Tumores da Coluna

icon-tumores

Tumores da Coluna e Medula

Assim como qualquer órgão do corpo humano, a coluna vertebral também pode ser acometida por tumores, benignos e malignos. Apesar de terem como sintoma principal a dor, que é extremamente comum, a ocorrência deste tipo de doença na coluna é rara.

Os tumores vertebrais podem ser primários (surgem e se desenvolvem na coluna: osteoma osteóide, cisto ósseo, osteossarcoma) ou secundários (surgem em algum outro órgão e se desenvolvem na coluna: metástases, mieloma múltiplo, linfoma), sendo os secundários os vistos com maior frequência.

A medula espinhal e as raízes nervosas também podem apresentar lesões tumorais (benignas ou malignas), sendo estas também pouco frequentes. Nestes casos, os principais sintomas são dores irradiadas para os membros ou déficits motores ou sensitivos (alteração da força ou sensibilidade) em tronco e/ou membros.

Tratamento

O tratamento das lesões primárias, sejam elas originadas nas vértebras ou na medula, normalmente envolvem a ressecção completa (sempre que possível) destes tumores com objetivo de cura da doença.

Já o tratamento das lesões secundárias envolve uma abordagem multidisciplinar (de várias especialidades médicas). O cirurgião de coluna tem como papel o acompanhamento da lesão da coluna e caso ocorra instabilidade mecânica (perda da capacidade da coluna de sustentar o peso do corpo) ou compressão neurológica entra em cena para promover a estabilização da coluna e/ou descompressão de elementos neurais.